Dúvidas Frequentes
15524
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-15524,bridge-core-1.0.5,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1400,qode_popup_menu_text_scaledown,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.2,vc_responsive
 

Dúvidas Frequentes

A equipe do projeto responde as principais dúvidas, confira!

O que é o projeto ``Lente e Ação``? Onde ele já foi realizado?

O projeto é um curso de iniciação artística através da fotografia. Este projeto é inédito, porém a equipe já realizou outros cursos para jovens, como a oficina de fotografia Clique Jovem – www.jovens.art.br , a oficina de formação teatral – www.jovememcena.com.br – e oficinas de formação audiovisual – www.curtajovem.com.br.

Qual entidade está responsável pelo projeto?

A execução do projeto será realizada pelo Instituto Ideia Coletiva –www.ideiacoletiva.org.br e Think Projetos – thinkprojetos.com.br.

Quem pode participar?

Jovens entre 13 e 18 anos, estejam regularmente matriculados no ensino médio ou fundamental e residam nas cidades de realização das oficinas, preferencialmente. Se houver vagas remanescentes, outros jovens podem ser selecionadas para participar.

Já acabei o ensino médio, posso me inscrever ainda assim?

As inscrições são livres, mas a prioridade será para alunos que ainda estejam estudando.

Se eu fizer a inscrição, já estou selecionado para o curso?

Não, o curso possui apenas 40 vagas. Caso sejam recebidas mais inscrições, a comissão de seleção do projeto se baseará nas respostas dadas no formulário de inscrição para realizar a seleção. Então, caprichem nas respostas.

O projeto é realmente gratuito?

Sim, não há custo algum para os participantes do projeto, inclusive o material do curso (camisetas e textos) será distribuído gratuitamente para os alunos. Tudo isso ocorre porque o projeto é realizado pelo ProAC-ICMS, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com o patrocínio da Raízen.

Como serão as aulas?

As aulas das oficinas de fotografia misturam teoria e prática, abordando assuntos como composição de imagem (enquadramentos, pontos de vista, linhas, perspectiva, etc), conteúdo (quais as mensagens que uma imagem passa ao público) e técnica (abertura, velocidade, etc). Os profissionais responsáveis pelo curso possuem experiência e formação adequadas.

Como será o processo seletivo para o projeto?

Os alunos serão selecionados a partir das respostas apresentadas na ficha de inscrição. Uma dica: escreva um texto próprio, com calma e demonstre através dele seu interesse em participar.

Quando e como serei avisado sobre o resultado do processo seletivo?

O resultado da seleção será divulgado neste site e você será também avisado pelo contato informado no formulário de inscrição.

Quem entrará em contato caso eu seja selecionado?

A equipe da Think Projetos ou do Ideia Coletiva entrará em contato, lembrando detalhes como a data de início do curso, e os documentos que serão necessários para a matrícula.

Será necessário fazer a matrícula para o curso, caso eu seja selecionado?

Sim! A matrícula é feita no primeiro dia de aula, com a entrega de alguns documentos: atestado de matrícula da escola, comprovante de residência, cópia do RG e autorização dos pais para a realização do curso.

Modelo de Declaração

Eu, ___(nome do responsável)_____, RG ___(n° do RG do responsável)_____, autorizo ______(nome do jovem)______ a participar do curso Lente e Ação, realizado pela Think Projetos no município de (nome do município). Autorizo ainda a utilização pela empresa de imagens produzidas durante as atividades do curso.

Data

Assinatura

Ficou com alguma dúvida ainda?

Envie um e-mail para rodrigocordeiro@live.com